placeholder

Dicas de instalação de mangueiras e conjuntos

Mangueiras em uso devem ser inspecionadas regularmente verificando se há vazamentos, torções, bolhas na cobertura, cortes, desgaste por abrasão dentre outros danos. Conjuntos danificados ou desgastados deverão ser substituídos imediatamente. Você pode aumentar a vida útil do conjunto seguindo algumas dicas:

Instalação do Conjunto - Instalações de mangueiras hidráulicas montadas (conjuntos) devem seguir as recomendações descritas pela SAE J1273 para a correta aplicação dos conjuntos de mangueira.

Pressão de Trabalho – A pressão hidráulica do sistema não deve exceder a pressão máxima de trabalho da mangueira. Picos de pressão ou picos superiores a pressão nominal de trabalho são destrutivos e devem ser levados em consideração quando da escolha de uma mangueira.

Pressão Mínima de Ruptura – Pressões de ruptura que estão referidas neste catálogo, são pressões destinadas a ensaios destrutivos e desenvolvimento dos fatores de segurança somente.

Faixa de Temperatura (1) – Não exponha a mangueira internamente ou externamente a temperaturas que excedam os limites recomendados. Consulte os dados técnicos adicionais quando utilizar fluidos hidráulicos como emulsões ou soluções. Os fabricantes de fluidos hidráulicos recomendam a temperatura máxima de operação de qualquer fluído e estas não devem ser ultrapassadas independentemente da temperatura de operação da mangueira.

Compatibilidade do Fluido – O conjunto de mangueira (tubo interno, cobertura, reforço e terminais) devem ser compatíveis com os fluidos. A mangueira deve ser adequada a aplicação, porque fluidos podem apresentar drásticas diferenças químicas como por exemplo os fluídos hidráulicos ester fosfatados e a base de petróleo. Muitas mangueiras são compatíveis com um ou outro, mas não todos os fluidos. Por exemplo, as mangueiras Gates montadas pela Hitocom G2XH, MegaTech ® e mangueiras C5D são capazes de lidar tanto com fluidos hidráulicos éster fosfatados e a base de petróleo.